terça-feira, 14 de agosto de 2012

Palestra "O Sentimento Humano"

O afeto se mistura com a alimentação (olhar da mãe). Freud fala de instinto (biológico).
Fromm: o homem é mais do que isto. Tem necessidade de lutar pelas suas ideias.

Chega um momento da vida que tudo emperra por conta obesidade. Incomoda a imagem, a visão de si mesmo. Emagrecer significa "progresso".

Ou você dá um "basta", um "chega", ou você não chega na meta!

Homem é instinto e emoção.
Desde o começo, aprendemos a esconder e a difarçar as emoções. É preciso aprender a lidar com as frustrações, pois elas acontecem. É preciso trabalhar, elaborar, para sair disto e não "se esconder". Veja a frustração como algo que não deu certo, mas que vale a pena investir. Você se cobra pelo hábito de cobrar - às vezes nem vale a pena investir. Descomplique. Simplifique a vida. Esconder é fuga.

Sentimentos perturbadores geram compulsão, e aí voce come para esquecer - não resolve o problema. Todo sentimento ameaçador acaba sendo compensado com comida. O sentimento ameaçador parece maior do que é.

Comer é uma fuga. Quando entra em compulsão, não sente, não pensa, nem vê nada.

Técnica: feche os olhos, diminua o sentimento e guarde numa caixa de fósforos. Não aumente o sentimento.

Quando você começa a trabalhar com os sentimentos, você percebe que eles não são tão grandes.

Raiva branca: use-a a seu favor.

Quando engorda, é uma atitude para se proteger (no geral). Perceba os sentimentos.

A frustração leva à angústia (amargo), que leva a comer sem fome física, que leva à culpa, que leva à frustração, etc. É preciso pensar: o que está realmente acontecendo comigo? Quando é fome física, dá para esperar. Sente culpa por ter comido e não resolvido a questão inicial (círculo vicioso). Castigo.

Culpa: quando passa por cima de algum valor seu, quando desrespeita a si mesma. Ex.: você conhece o Método.

Perceba a frustração - entenda-a e utilize-a a seu favor. Precisa "quebrar" esse círculo vicioso.
Verifique como a culpa se manifesta. Ex.: eu não tenho força de vontade. Não consigo. Estou eu aqui de novo.

Quando você quer algo de verdade, você faz.

Níveis de ansiedade, depressão, frustração, falta de dinheiro acontecem para gordo e para magro. O magro não "confia" na comida para resolver seus problemas. O gordinho ameniza a sensação com a comida.

Com afeto: trabalhe para não ficar na frustração.

Atenção para você! As desculpas virão um padrão!

Conscientemente, temos limitações. Inconscientemente, não há limites. Quando você passa a confiar em você, tudo acontece.

Auto-controle: tire o "não tem jeito" e o "não consigo".

Dinâmica: achar um jeito para o que não tem jeito.

1. Com a frustração: qual dos seus objetivos que ainda pode dar certo?
2. O que você pode fazer de diferente desta vez?
3. Com a culpa: qual a atitude que você não quer mais?
4. Com todos os sentimentos negativos e como você pode trabalhar com os sentimentos negativos? Eu me respeito. Eu me aprovo. Eu me amo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário