quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mais palestras

Palesta: Projeção (Não fui eu, foi ele) - em 08/05/12

A projeção é um mecanismo de defesa - sempre procura um culpado. A gente não percebe, acredita na desculpa. Nós acreditamos e criamos resistência.

Na Balança:
Foi aquela pizza que "pediram"...
Também, pra aguentar o chato do meu chefe, só comendo mesmo...
Se a família sabe que eu não posso comer, por que me deram tanto chocolate? (se deram, eu sou obrigada a comer???)

Nossa mente encontra soluções para os conflitos não resolvidos no nível da consciência.

* Figura do "Homem Superior": "A culpa é minha e eu coloco em quem eu quiser!" kkk

Quanto mais angústia...
Mais fortes os mecanismos de defesa...
Tentativa de resolver o problema (sensção de mal-estar)..
Aumenta a angústia (círculo vicioso)

Dificuldade (A verdade)
Temos dificuldade de assumir a responsabilidade pelo excesso de peso. É mais fácil encontrar culpados para um fracasso próprio.

Responsabilidade (Habilidade de dar resposta):
Só você pode fazer por você. Quando projeta, põe a responsabilidade "fora de si" - pensamentos, sentimentos e desejos que recusa em si próprio.

Eu, responsável? - Não fui eu, foram "eles" - Situações, problemas e pessoas

Desculpas:
Metabolismo - todo mundo emagrece, menos eu
Genética - o que sustenta o gene é o hábito alimentar
Família - enquanto não mudarem, eu não mudo
Idade - usa como desculpa

Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.

Decisão de mudar:
Precisa assumir a responsabilidade, ou seja,
Não acredita como "poder" ou "querer", dentro do seu poder. Nao sente culpa e responsabilidade, porém se vitima e continua "mal".

EU TENHO O PODER.
EU TENHO O QUERER.
EU FAÇO.

Em Casa:
Pede pizza
Doces
Restaurante
Ex.: Domingo, dia das Mães (a culpa é de alguém). "Sabe que eu não consigo resistir".

Desculpas no trabalho:
Almoço de negócios (o cliente deve comer, não você)
Ramo alimentício
Alguma padaria, doceria nas proximidades
Agenda lotada

Desculpas com amigos:
Meus amigos bebem muito café...
Meus amigos ou namorado come muito!
Todas essas situações são oportunidades para projetar.

Obesidade é contagiosa!
Hábito: quem convive com gordo, tem impressão que está abaixo e acaba comendo o tanto dos padrões
Pressão para o aigo comer e se exercitar como ele (sedentarismo)

Amigo "concorrente": tenta te sabotar.

Ciúmes: tenta te sabotar.

Caso de aluno:
No início, quando você tem um hábito muito ruim, emagrece muito. Quando você emagrece, tem que aparar as arestas, porque aí o que faz de errado faz a diferença.
O gordinho age como um advogado de defesa do ego. Engana a si mesmo. Quanto mais longa a explicação, maior a mentira.

Na projeção, recusa-se a ver as maneiras pelas quais contribui para os problemas.

Projetando:
O mundo é responsável pelas dificuldades.
Ser uma possibilidade é você ter poder, ter querer, o padrão aprendido. O padrão está instalado. Precisamos mudar o jeito de fazer as coisas. Usar o disco alimentar como aliado.

Consciência:

Visão > Escolhas > Resultados > Ação > Visão...

O primeiro passo para a mudança é se questionar. A responsabilidade nunca está no exterior. Projeção é falta de determinação. Determinação é treino.

A CAMINHADA É LONGA, MAS EU CHEGO LÁ!

SUCESSO:
Consciência
Conhecimento
Compromisso
Constância

A condição que a gente tem é a ideal.

"Tudo o que fazemos resulta de uma escolha que nós mesmo fazemos."

A raiva e a tristeza é mais uma saída do inconsciente.

Ninguém é capaz de forçá-lo a comer se você não quiser. A mão que leva a comida à sua boca é a sua mão. Da próxima vez que você for responsabilizar alguém, se pergunte se você não está projetando...

Responsabilidade:

Todo ser humano é uma possibilidade e assume a responsabilidade: muda sua visão, muda a ação - traz novos resultados. Saber que os mecanismos de defesa existem é bom. Tenha convicção: o cérebro foca para te ajudar.

Dinâmica:
1. Em quem você joga a culpa pela responsabilidade de comer à toa?
2. Em que situação você costuma projetar o que come?
3. O que você irá conseguir quando assumir a responsabilidade de tudo o que come?
4. O que ficou mais claro para você depois desta palestra?



Nenhum comentário:

Postar um comentário